sexta-feira, 30 de abril de 2010

Proposta da redação

Os textos abaixo servirão de base para sua redação. Leia-os com atenção e produza um texto dissertativo em prosa, com no máximo 25 linhas.

Texto 1

Os poetas fazem do sonho sua moradia. Para os românticos, é a grande viagem, onde tudo se realiza e a felicidade é eterna. Os materialistas transformam-no em algo digno dos tolos e os insensatos dizem que ele serve apenas como fuga da realidade. Os ingênuos dele não saem, vivem no mundo da lua, e os desiludidos preferem não tê-lo mais, pondo-lhe a culpa por seus fracassos.
Não importa o que o sonho representa ou deixa de representar. Ele existe em todos nós e somos nós, ninguém mais, quem lhe dá razão ou não, quem acredita ou não, quem o realiza ou não, a entendê-lo ou não, transformando-o naquilo que queremos que seja.
Aí você escolhe a qual categoria quer pertencer...

Texto 2
Sonho Sonhado
Sonhei
Que estava sonhando um sonho sonhado
O sonho de um sonho
Magnetizado
As mentes abertas
Sem bicos calados
Juventude alerta
Os seres alados
Sonho meu
Eu sonhava que sonhava (bis)
Sonhei
Que eu era um rei que reinava como um ser comum
Era um por milhares, milhares por um
Como livres raios riscando os espaços
Transando o universo
Limpando os mormaços
Ai de mim
Ai de mim que mal sonhava (bis)
Na limpidez do espelho só vi coisas limpas
Como uma Lua redonda brilhando nas grimpas
Um sorriso sem fúria, entre o réu e o juiz
A clemência, a ternura
Por amor da clausura
A prisão sem tortura
Inocência feliz
Ai meu Deus
Falso sonho que eu sonhava
Ai de mim
Eu sonhei que não sonhava
Mas sonhei...
Samba Enredo da Vila Isabel, Carnaval de 1980.


A proposta e fazer vocês entenderem a ideia de cada texto, escolher uma delas e produzir sobre o que perceberam.

Treinem em casa!

Boa Sorte!

OBS.: Não pude ir à aula hoje, 30/04, porque estava com piriri.

Abraços,

Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário