sexta-feira, 7 de maio de 2010

Uma vela para Dario


Dario vinha apressado, o guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou no chão o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no, indagando se não estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, mas não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque.
Estendeu-se mais um pouco, deitado agora na calçada, o cachimbo a seu lado tinha apagado. Um rapaz de bigode pediu ao grupo que se afastasse, deixando-o respirar. E abriu-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe retiraram os sapatos, Dario roncou pela garganta e um fio de espuma saiu do canto da boca.
Cada pessoa que chegava se punha na ponta dos pés, embora não pudesse ver. Os moradores da rua conversavam de uma porta à outra, as crianças foram acordadas e vieram de pijama às janelas. O senhor gordo repetia que Dario sentara-se na calçada, soprando ainda a fumaça do cachimbo e encostando o guarda-chuva na parede. Mas não se via guarda-chuva ou cachimbo ao lado dele.
Uma velhinha de cabeça grisalha gritou que Dario estava morrendo. Um grupo transportou-o na direção do táxi estacionado na esquina. Já tinha introduzido no carro metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem? A turba concordou em chamar a ambulância. Dario foi conduzido de volta e encostado à parede - não tinha os sapatos e o alfinete de pérola na gravata.

Dalton Trevisan

1) Depois que você leu o texto, não é difícil identificar sua temática:

a) solidariedade com os dramas alheios;
b) hipocrisia sentimental, falso pesar em face da desgraça alheia;
c) crítica ao atendimento médico nas grandes cidades;
d) participação de todos quando a cidade é pequena e provinciana;
e) a pressa nas grandes cidades, que leva ao cansaço e à morte.



2) "Já tinham introduzido no carro a metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem?"

O protesto do motorista revela:

a) egoísmo de quem não quer "dor-de-cabeça";
b) piedade de quem se sente solidário;
c) precaução de quem tem experiência;
d) cuidado de quem sugere o transporte de ambulância;
e) bom-senso de quem espera a presença da polícia.



3) "Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ATAQUE." A palavra em destaque pode ser substituída por:

a) pneumonia;
b) epilepsia;
c) dispnéia;
d) hemofilia;
e) erisipela.

4) De maneira indireta, o autor nos sugere cenas de:

a) piedade cristã;
b) respeito humano;
c) vandalismo coletivo;
d) fria e macabra rapinagem;
e) experiência e trabalho sociais;

Um comentário: